Sunday, June 03, 2007

Eu, como Europeia, diria...DEIXEM-NOS EM PAZ!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Rússia ameaça voltar a apontar mísseis contra alvos na Europa
03.06.2007 - 12h31 PUBLICO.PT, Agências

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, ameaçou hoje voltar a apontar mísseis para alvos na Europa se os Estados Unidos não desistirem do seu plano de instalar dez mísseis interceptores na Polónia e um radar de detecção na República Checa.

Numa entrevista publicada no jornal italiano "Corriere della Sera", Putin admite que a resposta russa ao plano norte-americano poderia fazer renascer a corrida ao armamento, mas afirma que o seu país nunca poderá ser responsabilizado porque o primeiro passo está a ser dado pelos Estados Unidos.

Questionado sobre se a Rússia admite voltar a apontar mísseis contra alvos na Europa se os Estados Unidos não abandonarem o seu projecto de defesa no continente, Putin respondeu: "Sim, naturalmente. Se a capacidade nuclear norte-americana se estender pelo território europeu, teremos que arranjar novos alvos na Europa".

Os Estados Unidos afirmam que a construção de um escudo de protecção na Europa não tem como objectivo ameaçar a Rússia mas sim responder a um possível ataque lançado por um dos países que designa como Estados párias, como o Irão e a Coreia do Norte.

Na opinião de Putin, esta justificação não tem credibilidade, já que o Irão não tem mísseis com capacidade para atingir os Estados Unidos. "Por isso, é óbvio que esta inovação é dirigida aos russos", afirmou Putin.

Ontem, o Presidente russo já deixara claro que o escudo norte-americano pode transformar a Europa num "barril de pólvora".

Rússia testou novo míssil balístico intercontinental

O discurso da Rússia em relação aos Estados Unidos subiu de tom na semana passada, depois de Valdimir Putin ter afirmado que a política externa norte-americana tem um cariz imperialista.

Mas a Rússia não se deixou ficar apenas pela retórica. Um novo míssil balístico intercontinental testado na terça-feira passada com sucesso pelo país é capaz de "passar qualquer escudo de defesa que exista agora ou no futuro", asseverou o primeiro-ministro adjunto russo, Sergei Ivanov, à agência noticiosa Itar-Tass.

Confiante nas capacidades da nova arma, com múltiplas cargas explosivas, Ivanov — um dos dois antecipados sucessores do Presidente Vladimir Putin — defendeu que, "sob o ponto de vista da defesa e da segurança, os russos podem sentir-se a salvo". "O míssil RS-24 vai fortalecer o poder nuclear dissuasor da Rússia", avançou ainda o comando das Forças Estratégicas russas, em comunicado.

Este míssil está integrado na proclamada "resposta altamente eficaz" que Putin prometera dar, no início do ano, aos planos dos Estados Unidos de instalar parte do seu Sistema de Defesa Antimíssil (MDI) na Europa Central — um plano a que Moscovo se tem oposto ferozmente com o argumento de que o mesmo ameaça a sua segurança e que irá alterar o balanço estratégico em todo o continente."


Ando eu a estudar "peace psychology", reconciliacao / resolucao de conflitos, direitos humanos. Ao mesmo tema que estou apaixonada pelo tema da guerra, reconheco tambem que e um tema ingrato e facilmente conduz ao pessimismo. O meu trabalho neste momento e absorver conhecimento sobre processos de guerra, processos de paz, e infelizmente ao longo da historia temos muitos mais exemplos de guerra do que de paz. Hoje passei o dia todo a escrever um "paper" sobre o uso da tortura em Guantanamo e Abu Ghrai, a dissecar uma entrevista do John Yoo (autor dos famosos argumentos para "fugir" as Convencoes de Genebra), a deprimir com cada argumento que ele da. E a deprimir ainda mais por perceber, por algumas opinioes brilahntes de colegas meus americanos nas aulas de "perspectives on war and peace", como e facil criar argumentos estupidos que convenca esta gente igualmente estupida (abro literalmente um parenteses para re-afirmar que tenho conhecido muitos americanos interessantes...mas os que sao estupidos, sao estupidos assim ao nivel do joao jardim, com a diferenca de que nem sequer tem piada).

Faco uma pausa para descansar, abro o site do publico e leio isto. E caso para dizer: p.q.p.!!!!!!!!

2 Comments:

Blogger caxineira said...

Estás a descobrir a "American beauty"!!!

2:34 AM  
Blogger jms said...

Talvez que te interesse, ou talvez não mas o yôga, como filosofia de vida, pretende fazer uma revolução pacifica: quantos mais "praticantes" (digo praticantes entre aspas por que uma filosofia de vida não se pratica, é-se) maiores serão as probablidadess de alguém com esta filosofia estar no poder consequentemente melhorar aos poucos a mentalidade desse poder. Não "pratico" yôga (por enquanto) mas confesso que acho uma filosofia de vida extremamente interessante. É preciso ter os ditos no sitio para seguir uma filosofia de vida como a do yôga.

1:49 PM  

Post a Comment

<< Home