Thursday, March 22, 2007

Vejam o que eu encontrei! Estava no blog "Acordes de Quinta", a propósito do concerto no B Flat em Matosinhos.

http://www.acordesdequinta.blogspot.com/

(arquivo de Janeiro 2006, mais precisamente: 16 de Janeiro)

Foi o último concerto do Alexandre com os i!

"Segunda-feira, Janeiro 16, 2006
(i)maginário!

Soundcheck... os últimos retoques no som que se vai espalhar mais logo na sala...
Uma pequena conversa com os "i" que estão talvez... expectantes, nervosos... não! ...parecem bem calmos.




Uma guitarra que inicia uma viagem como uma trombeta que inicia uma guerra (eh, eh, filipe, afinal não és o homem do arco mas sim da..corneta!). Uma bateria lenta e leve deixa-se levar pelas melodias soltas de atmosferas, tudo menos terrenas (nem pensar, eu não me deixo levar por ninguém!). Precisamente no dia 9 de Outubro juntaram-se pela primeira vez para partilharem o gosto que tinham em comum, a música. Na altura com uma formação diferente e apenas com 4 elementos, apareceram os primeiros esboços daquilo que são agora os "i".
Despreocupados de virtuosismos ou de uma plateia lotada, fazem música por aquilo que ela é, por aquilo que ela lhes transmite e os une.
A química na sala de ensaios desencadeia uma sintonia que acaba em momentos de êxtase e de alucinação, por não entenderem como todos compõem, a mesma música, no mesmo momento,(pois é, nós sabemos, somos geniais) como aconteceu com a chamada "música 7", que nasceu de um improviso e que acabou numa música (é assim que eu gosto, chamam as músicas pelos números tal como eu! Estão a ver como dá mais jeito, meninos?).
Não são islandeses e não vivem no gelo (eu por acaso agora até vivo no gelo!), não são estes condicionantes que fazem com que a música seja uma elaboração de melodias e guitarras ambientais (xxxiiii!!! Música de elevador!!!), mas com os "i" acabamos por perceber que a música não tem espaço geográfico para que possa ser explicada, basta apenas ter uma paixão pela música, e essa é sentida ao ouvirmos os "i". Claro que não poderíamos terminar esta descrição sem dizer que o segredo dos "i" é a fantástica, sublime e excepcional baterista e os palavrões inspiradores que o baixista diz nos jantares antes dos concertos.(Juro que não acrescentei nada...apenas o que está entre parênteses! :P)

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Já a Pati dizia....
"a baterista é k é boa!!!!"
um beijo para todos...
Borboleta

3:02 AM  

Post a Comment

<< Home